segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Obesidade Infantil

É comum no consultório atender crianças acima do peso apresentando taxas nos exames alteradas. 
Reflexo do dia-a-dia moderno e informatizado em que vivemos.
O que é chocante é que muitas vezes os próprios pais não ajudam muito os filhos neste sentido, seja cobrando de mais e de forma incorreta por conta própria e sem ajuda de um profissional, ou seja, através da negligência mesmo. 
FATO COMUM: - Mãe deixa eu comer! Tá, filho só hoje ... e isso vai se repetindo.. e até já ouvi tipo a mãe dizer ele tá um pouquinho acima do peso( onde na verdade a criança tava mais de 10kg acima do peso). 
O problema da obesidade é hoje problema da família, da escola da comunidade. Vivemos numa sociedade onde não há preparação para lidar com este problema. E que vai se empurrando com a barriga.. literalmente... E dai cresce e temos o que? Um adulto obeso, com problemas, auto-estima e problemas de saúde.
Como cobrar que a criança faça uma dieta se os pais não fazem? Como dizer que ela deve comer frutas se os adultos da casa não comem? Como induzir que a mesma coma coisas saudáveis se a geladeira e a despensa estão cheias de alimentos doces e gordurosos?
Lembrar que o cálculo do IMC para crianças é diferenciado e só o profissional deve conduzir o atendimento e dar o direcionamento correto.

Precisamos agir já! 

Saudações Nutritivas,

Joelma Marinho
Nutricionista



Nenhum comentário:

Postar um comentário