terça-feira, 3 de julho de 2012

Carne vermelha

Será que a carne vermelha é mesmo vilã?
Sabendo escolher o melhor corte e evitando exageros de quantidade, a carne é sim, nutricionalmente muito positiva para sua saúde.
Carne Vermelha
Muitas pessoas excluíram a  carne vermelha  do cardápio principalmente pela gordura saturada e ao colesterol. Sim , ela possui gordura saturada que em excesso está associada a um maior risco de doenças cardiovasculares, obesidade e até diabetes. Porém, dependendo do tipo de corte e se consumida com moderação, ela não é prejudicial. Na famosa  Pirâmide Alimentar brasileira a carne é recomendada  até uma vez ao dia o que pode corresponder a um bife médio ou 5 colheres (sopa) de carne moída refogada por dia.
Vale a pena ressaltar que a  carne vermelha é o alimento que mais contém ferro, vitaminas do complexo B, zinco, magnésio, sódio, potássio e outros nutrientes, além de ser fonte de proteína de alto valor biológico.
O ferro presente nas carnes é melhor absorvido pelo organismo do que o ferro encontrado em alimentos de origem vegetal pois, já vem pronto para o organismo absorver. Se o consumo de carne vermelha for moderado e principalmente em equilíbrio com demais tipos de alimentos, não vai interferir para uma alimentação saudável.
Carne vermelha não é vilã da dieta

Segue algumas dicas
  • Na hora de escolher o tipo de carne, opte pelos cortes mais magros: filé mignon, lagarto, patinho, alcatra, maminha, coxão duro, etc. Deixe a picanha, contra-filé e carnes mais gordurosas para consumir esporadicamente.
  • Depois de pronta se ainda tiver alguma gordura ou pele aparente, retire.
  • Prepare as carnes sempre assadas, grelhadas ou refogadas. Evite frituras.
  • A carne tem propriedades interessantes e essenciais à saúde, por isso deve fazer parte de uma alimentação balanceada, mas não esqueça, com moderação!

    Saudações Nutritivas,

    Joelma Marinho
    Nutricionista

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário