quarta-feira, 6 de junho de 2012

Porque a água é tão importante ?


Sabemos e já ouvimos falar que a Água apresenta várias funções quais podemos destacar: HIDRATAÇÃO, RESPIRAÇÃO, CIRCULAÇÃO, METABOLISMO, DIGESTÃO, TRANSPORTE DE NUTRIENTES, FUNCIONAMENTO INTESTINAL , ELIMINAÇÃO DE TOXINAS , ETC.

Muitos me perguntam... Quanto devo beber de água por dia ?

Depende da quantidade eliminada. Diariamente, eliminamos cerca de 2 litros de água através da  urina, fezes, transpiração e expiração do ar. Dai, a  mesma quantidade de líquidos deve ser ingerida . Pessoa que praticam mais esportes e ou atividades físicas devem  aumentar a quantidade levando em consideração   outros fatores como peso, altura, sexo, atividade física, clima etc.

Outra pergunta bem comum... Como e quando devo beber água ? 

O importante é : Não se deve esperar ter sede para beber água . Isso poderá  acabar prejudicando o funcionamento normal do organismo, apresentando vários sintomas e doenças que nem imaginam ter como causa a falta de ingestão de água.

Observar a cor da urina e quantidade. Quando a quantidade de água é suficiente, a urina é eliminada em grande quantidade e em cor clara, quase transparente. 

Mais atenção: O ideal é que se beba água aos poucos, ao longo de todo o dia!

Aqui vai a dica para quem está tentando perder peso:  tomar as fibras menos de 1 hora antes das refeições, como forma natural de sentirem menos fome na respectiva refeição  e com água!

Quando devo aumentar o consumo de água? 
  • Quando estiver calor 
  • Ao praticar atividade física
  • Durante e pós ingerir bebidas alcoólicas
  • Em casos de doenças como :  (gripe, resfriados, febre, etc)
Se beber pouca água o que pode acontecer? 
Cabelos secos e quebradiços , descamação do couro cabeludo; distúrbios de concentração , de sono e memória ; dores de cabeça , fadiga; ressecamento dos olhos e nariz, conjuntivites, sinusites , bronquites e pneumonias; lesões da pele, cravos e espinhas; queda e enfraquecimento dos pêlos; baixa produção de saliva; cãibras, fraqueza muscular e problemas ósseos e dentais ; respiração dificultada e falta de ar; constipação (intestino preso) e sangramento retal; impotência , etc.

Saudações Nutritivas,

Joelma Marinho
Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário