quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Obesidade

 Obesidade representa hoje o maior problema de saúde pública que acomete o mundo . Caracteriza-se pelo excesso de gordura corporal correlacionada com o surgimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Atualmente está presente em diversos grupos e gêneros, idade, classe social e raça é uma doença crônica e progressiva que pode levar também problemas psicológicos e sociais.

O que está levando o mundo engordar? Vários fatores estão contribuindo para tal dentre eles mau hábito alimentar, sedentarismo, alimentação industrializada rica em açúcares refinados e gorduras e pobre em fibras, além do constante avanço da tecnologia.

O cuidado deve ser iniciado na infância quando o hábito alimentar está se formando A superalimentação nos primeiros anos de vida da criança faz com que a produção de células adiposas (de gordura) aumente, proporcionando o aumento das chances de ficar obeso inclusive na vida adulta.Sendo assim, a melhor forma de se cuidar deste mal é mudando hábitos alimentares e de vida.

O objetivo do tratamento nutricional na obesidade é:

  • Analisar o hábito alimentar atual fazendo sugestão de alimentação adequada
  • Tentar previnir o aparecimento de possiveis doenças decorrentes à obesidade e se já préexistentes controlar .
  • Redução de peso, associado com redução significativa da gordura corporal
  • Motivar para a prática de atividade física
  • Monitoramento de exames bioquímicos 

O acompanhamento nutricional é de fundamental importância no controle da perda de peso para que esta seja permanente.
Texto Adaptado por:
Joelma Marinho
Nutricionista
CRN6 – 3044

Nenhum comentário:

Postar um comentário