quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Intolerância à lactose - cuide da sua dieta!

A dieta para pessoas que apresenta intolerância à lactose deve ser prescrita individualmente. Pois deve ir experimentando aos poucos e até mesmo o que  cada organismo aceita. Por isso, o nutricionista pode ir tentando juntamente com o paciente a dieta e administrar a aceitação. 
Para aquelas pessoas que reagem a pouca quantidade de lactose, é possível encontrar no mercado leite cuja lactose foi hidrolisada (quebrada) industrialmente. 
Atualmente é possível encontrar no mercado leite UHT hidrolisado, ou com baixo teor de lactose, sendo produzido por diversas empresas. Este tipo de leite é semelhante ao leite UHT, com sabor normal, contendo todos os nutrientes do leite, apesar de ser um pouco mais doce e com o valor comercial  maior. 
Já existe também o leite hidrolisado em pó porém é bem mais difícil de encontrar no mercado.

OBS: Curiosamente, os iogurtes, mesmo quando ingeridos em grande quantidade, não causam sintomas, já que as bactérias presentes nas suas fórmulas (lactobacilos) produzem lactase suficiente para a digestão da lactose.

As pessoas com intolerância à lactose não necessitam de uma dieta extremamente rigorosa, basta que se tenha alguns cuidados básicos sobre o que se deve comer.


Saudações Nutritivas,


Joelma Marinho
Nutricionista
CRN 6 - 3044

Nenhum comentário:

Postar um comentário