quarta-feira, 21 de março de 2012

A PSICODERMATOLOGIA E INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO NA SAÚDE

Visa trabalhar a inter-relação entre Pele e Psiquismo. A interface entre Psicologia e Dermatologia vem buscando integrar o trabalho de Médicos e Psicólogos, baseando-se na relação entre doenças de pele e os estados emocionais. Sabendo que a pele é o primeiro órgão de contato com o mundo externo, daí o ambiente e o contato com as pessoas são fundamentais para uma compreensão biopsicossocial sobre o adoecimento.
Quando uma pessoa apresenta alguma doença de pele, entende-se que é uma manifestação não apenas orgânica, mas também psíquica, já que existe uma interdependência mente-corpo em todos os estágios de saúde e da doença. Desta forma, um sintoma não deve ser entendido de forma isolada, mas sim como uma expressão do organismo, de um corpo que carrega uma história e que está inserida num ambiente. Desta forma, percebe-se a inseparabilidade existente entre as reações do organismo e as emoções, reforçando ainda mais a necessidade de uma visão integral do paciente acometido dermatologicamente.
Nos últimos anos os resultados dos estudos sobre as doenças na pele, verificaram a existência de uma intima ligação entre a pele e o sistema nervoso central, desta forma as emoções, desejos e medos apontam para as situações de stress. Assim como se percebe o aumento de ansiedade e de sentimentos de retraimento em função da doença de pele, como resultado a associação entre sintomas psicológicos e exacerbação dos sintomas físicos.

Em breve postaremos  alguns Exemplos das Doenças Psicossomáticas Freqüentes no Consultório.

Saudações,

Madalena Freitas
Psicóloga


Nenhum comentário:

Postar um comentário