quinta-feira, 29 de março de 2012

Os diversos tipos de óleos vegetais .. entenda mais sobre eles

1 - Óleo de soja
O mais comum e o mais barato, essa opção é um ácido graxo poliinstaurado, rico em ômega 6, ômega 3 e vitamina E. Ele contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso, possui ação anti-inflamatória e ainda é amigo do coração, já que ajuda a regular os níveis de colesterol. Utilize-o, em especial, para frituras, preparações grelhadas e assadas. ATENÇÃO:  Conta com 98 kcal por colher de sopa.











2 . Óleo de canola
Já não tão comum e com preço bem diferenciado, óleo de canola é considerado um dos mais nobres. Possui mais ômega 3, mas custa mais caro que os demais. Sugestão de uso:  arroz, massas, grelhados e assados, mas lembrando-se sempre que a recomendação é de meia colher de sopa ao dia!
LEMBRAR QUE:  o excesso de qualquer óleo pode aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL) e, por ser uma gordura, pode acelerar o trânsito intestinal. O óleo de canola possui 85 kcal por colher de sopa.
3 . Óleo de girassol
Através deste, encontramos ômega 3 e 6 como também  conta com ômega 9, vitamina E e gorduras monoinsaturadas. Essas propriedades nutricionais colaboram com o coração, já que aumentam o bom colesterol (HDL) e reduzem o mal (LDL). É ideal para o preparo de conservas de carnes, peixes e de atum, frutos do mar e mariscos, alcachofra, pimentão, e outros legumes e tomate seco. O óleo de girassol é mais usado para este fim por ser o que melhor mantém as características originais do alimento, sem grande alteração de sabor, cor e cheiro. Possui 91 kcal por colher de sopa.






4. Óleo de gergelim
Assim como a maioria dos óleos vegetais, esse tipo é rico em ômega 3, 6 e 9 e vitamina E.  O óleo de gergelim - também conhecido como óleo de sésamo - dá um toque especial a receitas orientais e mediterrâneas, além do uso em peixes, frangos, vegetais, arroz, massas ou saladas. Possui 91 kcal por colher de sopa.
5. Óleo de milho
Essa opção também é importante fonte de ômega 3 e 6. Apesar desse óleo ser um pouco mais calórico que os demais - 95kcal por colher de sopa -, tem baixo teor de gorduras saturadas. Sua utilização na cozinha é no preparo de doces e massas, sendo o queridinho da confeitaria.





6. Azeite de oliva
Além de saboroso, o azeite de oliva ajuda na saúde do coração, devido ao seu alto teor de ácidos monoinsaturados e vitamina E. A nutricionista Roseli conta que ele confere uma excelente ação sobre estômago e intestino, protegendo as mucosas. No entanto, vale todo cuidado na hora de usá-lo em receitas . DICA:O azeite é aconselhável ser utilizado no final da preparação! ou seja: CRU! pois ao ser submetido às altas temperaturas, sua estrutura molecular se modifica, tornando-se uma gordura saturada. É uma ótima pedida para saladas e pratos frios e tem 89 kcal por colher de sopa.
7. Azeite de dendê
Esse é o menos benéfico para a saúde. Mesmo rico em vitamina E, tocoferóis e tecotrienois - que atuam como antioxidantes -, além de betacaroteno e vitamina A, o azeite de dendê é o que possui maior teor de gorduras saturadas. É mais apropriado para a fabricação de margarina, devido à consistência e à capacidade de não rancificar, ou seja, não se decompor. Também é excelente no preparo de frituras, além de ser utilizado na produção de pães, bolos, tortas, biscoitos finos, cremes etc. Possui 89 kcal por colher de sopa.











8. Óleo de coco
Versátil e gostoso, o óleo de coco pode ser usado quente ou frio em uma gama de receitas - em temperos de saladas, arroz, massas, doces, grelhados e assados. É rico em antioxidantes, ácidos graxos e vitamina E. Conta com 90 kcal por colher de sopa.Ultimamente tem sido feito várias pesquisas e visto que o mesmo ajuda a melhorar a saciedade e ajuda a queimar gorduras abdominais.
9. Óleo de algodão
Esse óleo, que vem da semente do algodão, é um poderoso antioxidante, rico em vitamina E. Ao contrário dos outros óleos vegetais, ele mantém suas propriedades mesmo após o aquecimento e, por isso, é muito usado em frituras. É muito utilizado pela indústria de alimentos, para o preparo de óleos e molhos para saladas, maioneses e marinados. Uma colher de sopa apresenta 90kcal.

Saudações Nutritivas,

Joelma Marinho
Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário