quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Perder peso melhorando o funcionamento do Intestino


O bom funcionamento do intestino é fundamental no processo de  perda de peso porque está relacionado com a secreção de hormônios que ajudam na saciedade (vontade de comer menos, quando está satisfeito).
Alguns fatores são determinantes para avaliar o bom funcionamento do  intestino além do fato de   “ir ao banheiro” todos os dias. CARACTERÍSTICAS COMO: 
1 - As fezes tem que ser marrom, lisas, sem rachaduras, odor característico, inteira, sem restos de alimentos, mucos ou sangue. 
2 - Quando forem eliminada não pode ter dificuldade ou ficar muito tempo no banheiro.
3 - Isso é relacionado diretamente  ao tipo de alimentação da pessoa, atividade física, se ela fuma ou não, se  ingere bebida alcoólica, nível de estresse, ansiedade, depressão, ingestão de fibras, tamanho do intestino e principalmente ingestão de água.
Porém o que iremos aqui comentar e explorar é a relação do intestino com a  saciedade.   O nosso intestino tem papel muito importante para nós no que se refere a comermos menos, tem várias ligações com o nosso cérebro para mandar estímulos de saciedade.
Quando ingerimos refeições ricas em gorduras e proteínas há ativação de hormônios que sinalizam para o cérebro para que cesse a ingestão destes alimentos. Outros hormônios também são ativados quando ingerimos refeições calóricas, praticamos atividade física.
Estes hormônios produzidos também inibem a ativação de hormônios que levam ao aumento da fome e que faz com que a gente coma mais.
Os hormônios da saciedade tem ação não somente no cérebro mas também no nosso estômago fazendo com que haja retardamento no esvaziamento, ou seja, o alimento fica mais tempo no estômago e este também emite sinais de saciedade para o cérebro.
Dicas de como melhorar o funcionamento intestinal:
-  Consumir bastante água. 
- Tomar 1 vez ao dia algum tipo de probiótico.
- Consumir alimentos com fibras
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Não fumar;
- Melhorar o nível de estresse e ansiedade;
-Não fazer uso de remédios para funcionar o intestino ou até mesmo “fitoterápicos” porque eles causam dependência e danos;
- Evitar a ingestão de sucos concentrados, suco em pó, refrigerantes;
- Praticar atividade física.
Adaptação : Fonte:  ANutricionista.Com 

Saudações Nutritivas,
Joelma Marinho
Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário