terça-feira, 22 de maio de 2012

anemia

Hoje vou escrever aqui algumas dicas para quem  tem anemia. Algo que nos parece tão simples mais muitas vezes tão difícil de tratar e curar!


Segue alguns alimentos ricos em FERRO:


FONTES DE NUTRIENTES FERRO: Encontrado em todas as folhas verdes, melado de cana, rapadura, caldo de cana e jenipapo,cenoura, beterraba, abóbora  (contém o mesmo teor de ferro que o feijão, com a vantagem de ser mais facilmente absorvido). Nas leguminosas em geral (feijão, lentilha, grão de bico, inhame etc.) encontramos o ferro, porém estas não devem ser vistas como solução porque causam fermentação, complicando o quadro digestivo.
Esses alimentos possuem um tipo de ferro que o organismo precisa da força da vitamina C para absorver!!!
CAMPEÕES DE FERRO: fígado bovino ou galinha e vísceras em geral e a carne bovina!!!!
 VITAMINA B 12: Está nos ovos caipiras, derivados do leite (coalhada, iogurte e queijos brancos), levedura de cerveja, confrei, e pode ser produzida no intestino se este estiver limpo e equilibrado.
VITAMINA B 15: Encontrada principalmente nas folhas verdes. 
ÁCIDO FÓLICO: Presente nas folhas verdes e também no repolho. A deficiência do ferro e da vitamina B 12 provoca um tipo de anemia bem caracterizado.  
ATENÇÃO:  Cuidado com os complementos alimentares como farelo, germe de trigo, etc. que roubam o ferro e cálcio.  
SEGUE AS DICAS: Ingerir salada crua com bastante folhas verdes, temperadas com limão (porque o ferro é melhor absorvido em meio ácido como a vitamina C). Comer gema de ovo (caipira) cozida, dia sim, dia não, mas dependendo do caso tira-se ou acrescenta-se mais ovos. - Tomar suco de couve, adoçado com melado de cana, acrescido de gotas de limão, em jejum e mais duas vezes ao dia. - No desjejum ou jantar, comer jenipapo acrescido de melado e limão. 
Pós almoço e jantar tomar um suco rico em vitamina C ou ingerir a própria fruta ( laranja, limão, acerola, goiaba, morango)


Saudações Nutritivas,


Joelma Marinho
Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário