terça-feira, 3 de abril de 2012

Como manter a dieta na Páscoa?

Esta semana conversei muito com meus pacientes sobre como resistir ao Chocolate e outras iguarias típicas desta época. Fiz a grande recomendação de que para não colocar tudo a perder e comer sem culpa o melhor é comer!!! sendo que comer com prazer e com equilíbrio. 
Sabemos que o excesso dos  doces e chocolates  pode causar alergias e agravar doenças crônicas como diabetes, mas em moderação melhora o humor, protege o coração e pode até ser um aliado na dieta.

Recomendamos então  os ovos de chocolate puro, de preferência o chocolate amargo, que sacia mais, é rico em antioxidantes e ajuda a diminuir a compulsão por doces. Porém sabemos também que nem sempre é possível! 
Então eu digo que para aproveitar a sobremesa  e que  comer o doce ajuda a reduzir os picos de insulina, que aumentam a fome e as taxas de glicose. 

não custa nada eu soltar mais uma dica: Prefira os chocolates ao leite sem cremes, recheios ou amêndoas e avelãs, que têm muita gordura.

SUGESTÃO:  quebrar o ovo em pedaços e ingerir apenas 30 gramas diariamente (cerca de uma barra pequena ou quatro quadradinhos de uma barra grande), quantidade equivalente a 150 calorias e que não compromete a dieta. 

Se não conseguir resistir e acabar comendo demais, a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia ajuda a desintoxicar!!! QUE ÓYIMA DICA!

ALERTA:   os chocolates diet só devem ser consumidos por quem tem alguma restrição ao açúcar. 


Restrições SEVERAS  podem aumentar a compulsão por comida: 
Quem não quer engordar neste período deve ficar atento ao que coloca no prato, porém sem exageros.

Uma alimentação muito restrita nos dias que antecedem a Páscoa pode causar ansiedade e, por consequência, a compulsão alimentar. ou SEJA DE NADA VAI ADIANTAR!!!!


Fazer jejum ou seguir dietas restritivas por vários dias é prejudicial à saúde. O peixe, se for acompanhado de ingredientes leves, é um prato saudável que pode ser consumido sem restrições. Indico principalmente o salmão, o atum, a sardinha e o arenque, ricos em ômega 3, gordura que protege o coração.



Saudações Nutritivas,


Joelma Marinho
Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário